segunda-feira, 23 de março de 2015

Conheça a Origem dos Nomes dos Professores de Pokémon

-Por: Alexsandro Magalhães-
Pokémon é uma série cheia de trocadilhos e junções de palavras baseadas em coisas do mundo real. Começando pelo o nome da série:
Pocket (Bolso) + Monsters (Monstros) = Pokémon (Monstros de Bolso).
Os nomes dos monstrinhos também são recheados deles. Ou vai dizer que você nunca sacou Bulbassaur (Bulbo, a planta + Saur, o Dino) ou Feraligatr (Fera + Aligator)?
Até mesmo o sobrenome do personagem principal é uma junção de palavras! Ketchum vem de "Catch 'em all."
Mas além dos trocadilhos, também existem os nomes baseados em animais, alimentos e coisas do dia a dia.
Um curioso caso é o dos nomes dos professores especialistas de cada região.
Cada região tem um nome baseado em alguma planta existente do mundo real, e cada uma delas se interliga de alguma maneira.
Confira, na ordem de cada região por lançamento dos jogos:

Carvalho (OAK): 

O professor mito tem seu nome inspirado na planta Carvalho, que é uma árvore de grande porte, longeva (chega a atingir mil anos de idade) e nativa do hemisfério norte.
Seus frutos  são chamados de bolotas, ou landes e são compostos de uma espécie de castanha envolvida parcialmente por uma membrana, criando um formato bem característico. 

           ________________________________________________________  

Olmo (Elm): 

O especialista da região de Johto vêm da planta também conhecida como Ulmeiro, grandes árvores, nativas da Europa, alcançando até 30 metros de altura. Suas flores são pequenas e dão origem à frutos secos, não comestíveis. Sua madeira é usada em várias finalidades, principalmente na confecção de moveis e na indústria naval.
           ________________________________________________________


Bétula (Birch): 


Direto da recém revisitada região de Hoenn, este professor ganhou seu nome com base em um tipo de arbusto, característico de climas temperados do hemisfério norte. Têm folhas alternas, simples que podem ser dentadas ou lobadas.

          Fato extra: Esta planta é uma variação do Carvalho, como se fosse um “filhote”. E no anime, sabemos que o prof. Birch é o discípulo número um do Prof. Carvalho!

           ________________________________________________________   

Sorveira (Rowan):

Sério e preciso, o professor Rowan (algumas vezes chamado pelo nome traduzido no Brasil) Apresenta-se como um arbusto com até 3 metros de altura, caducifólio, de caules lisos, castanho-avermelhados e folhas compostas, imparipinuladas de até 15 centímetros de comprimento.

           ________________________________________________________  

Zimbro (Juniper): 


Nunca você iria imaginar que um nome tão comum viria de uma planta!
As bagas de zimbro são muito usados na culinária do noroeste da Europa, particularmente da Escandinávia e da região báltica, com o objectivo de "dar um sabor claro e nítido" a pratos de carne, especialmente de aves selvagens.

           ________________________________________________________   

Sicômoro (Sycamore):

 O mais recente professor do mundo Pokémon ganhou este nome de uma árvore africana também conhecida como 'figueira-doida'.
Esta planta é uma das mais citadas da Bíblia e é considerada sagrada, e pode chegar até 20 metros de altura em 1 ano. Isso deve explicar porque o professor é o mais alto de todos!
           ________________________________________________________   


Agora que você conhece as origens dos nomes dos professores especialistas de Pokémon, deve procurar por um ramo de cada uma dessas plantas e registrar na sua pokédex! E também agora pode entender quando ouvir o nome de algum deles na versão dublada da série diferente do que lê nos jogos. Eles não mudam o nome, eles só traduzem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário