História


Tudo começou em Setembro de 2009, a Rádio Ipanema Comunitária propôs um Projeto audaz em parceria com a Escola Odila Gay da Fonseca (onde estudávamos). A ideia era conquistar alunos interessados em participar de uma Oficina de Rádio Comunitária dentro da Escola ministrada por integrantes da Rádio. O projeto foi um sucesso conseguindo mais de 30 participantes. Durante a oficina, tivemos treinamento teórico e prático em locução, gravação e operação de áudio. Após alguns meses de Oficina foi lançado o Programa Comunidade Escolar, que abordava assuntos do âmbito escolar. 

 Na real, tudo começou por causa de um chaveiro do Death Note! 


Durante o decorrer das Oficinas (antes do lançamento do Comunidade Escolar), notei que meu nobre amigo Alex (que na época era só um desconhecido engraçado) anotava em seu "chaveiro-agenda" (Caderno do Death Note) o nome das pessoas com seus respectivos telefones. Por gostar de Anime e conhecer Death Note fui logo puxar papo.

Estávamos no final de 2009 e o Programa Comunidade Escolar em alta. De todos integrantes da Oficina, os únicos que tinham vontade de ter um outro programa em paralelo era eu (Bruno) e Alex. Estávamos conversando sobre essa ideia à algumas semanas. A ideia inicial era fazer um programa de 1 hora que tocasse na meia hora inicial música japonesa (parte do Alex) e na meia hora final música eletrônica (minha parte). 

Com o passar dos dias a ideia foi deixada de canto.

Inicio de 2010, nova década, tudo lindo, tudo azul, mas algo terrível acontece... 

Com a chegada do verão, na primeira semana de Janeiro, 2/3 dos Oficineiros se debandou em virtude das férias, praia e outros afins e alguns poucos que sobraram foram se despilhando até restar 2 combatentes, nós! :\

 Não tinha mais como tocar o Comunidade Escolar e a sugestão do Diretor da Rádio foi cancelar o Programa. Aceitamos a ideia mas em contra partida ali na hora resolvemos lançar nossa ideia, um Programa de 1 hora que iria abordar uma Cultura fantástica e um tanto diferente do que se vê por aí, uma ideia inédita e única aqui no Sul. 

Felizmente, o nosso grande amigo e Diretor aceitou que gravássemos o Piloto.

Ideia: Usar o mesmo horário no estúdio da gravação do Comunidade Escolar para gravar o Otaku Desu, das 14:00 às 15:00 (um tempo depois dominaríamos o estúdio a tarde toda).

Durante a semana toda bolamos o roteiro, músicas que iam tocar, o que falar.
A ideia do nome Otaku Desu foi sugerida no dia da gravação do Piloto pelo Alex que nos primeiros programas falava otaku déééz.

O Piloto foi gravado no dia 09/01/2010 sendo aprovado pelo Conselho da Rádio durante a semana seguinte e aprovado em Brasília pelo Conselho de Rádios Comunitárias, indo ao ar pela primeira vez no dia 15/01/2010 às 18:01.

Olhando pra trás, a gente nota quanta coisa passou, quantos causos aconteceram, quantas pessoas conhecemos (algumas de formas tão inusitadas), quantas piadas, histórias e memes já surgiram naquele estúdio (Se as paredes daquele estúdio falassem, háaa loka!), quantos momentos sensacionais de boas risadas já vivemos, quantos eventos já passamos.

Vendo tudo isso, me sinto muito contente e honrado por poder fazer parte dessa família (porque não?!), e só tenho a agradecer à todos que fazem isso acontecer!


É... de lá pra cá, muita coisa mudou,
mas mudou pra MELHOR! :)


Somos os pioneiros nessa modalidade e fazemos o Programa com um único propósito, a diversão entre amigos para amigos! (:


Obrigado.